EM GOIÁS SÃO REGISTRADOS MAIS DE 2 ÓBITOS POR HORA RELACIONADOS À HIPERTENSÃO
Você sofre de hipertensão arterial ou pressão alta?
Mais de 1,135 milhão de pessoas acima de 18 anos em Goiás sofrem de hipertensão arterial ou pressão alta, o que corresponde a 22,05% da população adulta do estado, que chega a registrar mais de dois óbitos por hora (2,63) em função de complicações ligadas à doença, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás (SES).
No Brasil, o problema atinge cerca de 38 milhões de pessoas, o equivalente a 26,3% da população adulta, segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS). Dados de uma pesquisa divulgada em 2022 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), órgão do MS, revelam ainda que o número de brasileiros acima de 18 anos diagnosticados com pressão alta crônica aumentou 3,7% em 15 anos. No mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão é uma condição crônica que afeta cerca de um bilhão de pessoas.
Considerada silenciosa, faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos, por isso a melhor forma de combate do problema é a prevenção e adoção de hábitos mais saudáveis. Por isso, o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que foi celebrado dia 26 de abril. Para contribuir com o propósito, varias Drogarias promoveram campanhas gratuita de aferição de pressão arterial em varias cidades Goiânas.
Pontos de atenção
Um dos principais pontos de atenção para o desenvolvimento de um quadro crônico de hipertensão, segundo esclarece de especialistas, é a idade mais avançada, pois é um fator capaz de alterar os padrões da pressão sanguínea. “Por isso, uma pequena elevação nos valores da pressão arterial é aceitável à medida que o paciente envelhece. Vale lembrar também que os valores de pressão sofrem oscilações ao longo do dia, e isso é normal”.
A Sra Jane, farmacêutica explica que a hipertensão durante a gestação merece atenção especial, devido às complicações que podem gerar tanto para a mãe quanto para o bebê. “A pressão alta que se desenvolve na gravidez pode se resolver após a gestação. Por isso a importância de se fazer o pré-natal corretamente, para monitorar e tratar o quanto antes", a obesidade, o histórico familiar, o alto nível de estresse, o estilo de vida, o uso de bebidas alcoólicas em excesso, o tabagismo, o sedentarismo e o envelhecimento estão entre os fatores associados ao desenvolvimento da hipertensão. “O sobrepeso, que pode acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença e outra causa é o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão, podendo causar complicações como infarto e AVC”, afirma.
MUNICIPIO DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
Em Águas Lindas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão distribuídas na maioria dos bairros, para o atendimento dos moradores, assim concedendo mais acessibilidade a estes com relação aos serviços de saúde, que são prestados próximo as suas residências.
As UBS contam com equipes especializadas em diversas áreas, como por exemplo: enfermagem, odontologia, pediatria, ginecologia, entre outros. E disponibilizam também: atendimento para coleta de exames laboratoriais, injeções, vacinas, inalações e curativos.
Nas unidades, podem ser marcadas consultas para áreas de clínica médica e também consultas para demandas de emergência, tais como: febre e dor corporal intensa.
Existe também um Projeto chamado Hiperdia que promove palestras e também acontecem atividades físicas para os pacientes hipertensos e idosos.
As principais temáticas abordadas no projeto Hiperdia são: cuidado com a alimentação e com o corpo, e tem como objetivo a melhoria da qualidade da saúde dos pacientes.
Procure uma UBS proximo a sua residência e se informe...
Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:
Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas
Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas
Site da Prefeitura de Águas Lindas:
http://aguaslindasdegoias.go.gov.br/
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM
Texto base: COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe
#rvnoticias #vizinhançafm #consorcio #rádiovizinhança #simples assim #inpalgo #ciência #drlucas #agência #doenças
Publicação: Edna Delmondes (DRT - 0004168/GO)
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para EM GOIÁS SÃO REGISTRADOS MAIS DE 2 ÓBITOS POR HORA RELACIONADOS À HIPERTENSÃO