MENU

Programa Ouvir e Acolher da SEDUC reduz comportamentos de risco em 88,06% nas escolas

Programa Ouvir e Acolher da SEDUC reduz comportamentos de risco em 88,06% nas escolas
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Balanço anual destaca redução significativa em casos de bullying, violência e desafios emocionais

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO) apresentou, nesta sexta-feira, os resultados do Programa Ouvir e Acolher, que, em um ano de atividades, realizou mais de 667 mil atendimentos a alunos da rede estadual. O balanço mostrou uma redução de 88,06% nos comportamentos de risco, como bullying, ansiedade, agressão, preconceito, ideação suicida, autolesão e assédio sexual, entre outros.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, destacou que esses problemas têm se tornado mais presentes no ambiente escolar, assim como no núcleo familiar. "Buscamos ouvir e acolher, como o próprio nome do programa sugere. Não é possível tratar qualquer problema, seja ele físico ou psicológico, sem entender o que a pessoa está passando. Nossa equipe oferece essa escuta qualificada para dar voz àqueles que sofrem em silêncio", explicou.

Além dos atendimentos diretos, o programa realiza encaminhamentos às Secretarias de Saúde e de Ação Social, assegurando o suporte necessário aos alunos e suas famílias. Atualmente, o Programa Ouvir e Acolher está presente nas 40 regionais educacionais, abrangendo todas as escolas estaduais.

Inédito no Brasil, o programa conta com uma equipe de psicólogos escolares e assistentes sociais que atuam em quase mil escolas estaduais. O evento de apresentação dos resultados ocorreu no auditório da SEDUC-GO e teve como destaque a palestra "Além do Diploma", ministrada pelo cantor Leo Chaves.

Impactos do programa
De acordo com Elaine Resende, diretora pedagógica do programa, as ferramentas de Mapeamento das Intervenções Psicossociais, Avaliação Socioemocional dos Estudantes e Clima Escolar permitiram a coleta de dados que mostram progressos significativos no comportamento de alunos, professores e funcionários. As atividades do programa beneficiam diretamente mais de 500 mil alunos e cerca de 50 mil servidores da rede estadual de ensino.

Desde o lançamento, em agosto do ano passado, o programa realizou 43 mil ações em 925 escolas de 246 cidades goianas. Com base nas análises feitas, o Programa Ouvir e Acolher continuará promovendo intervenções personalizadas, visando aprimorar o bem-estar de toda a comunidade escolar.

Metodologia e ações
O programa inclui acolhimento e orientação psicoeducacional, palestras, rodas de conversa, atividades de Educação Socioemocional, escuta qualificada, orientação social, visitas institucionais e acompanhamento familiar, entre outras iniciativas.

As pesquisas aplicadas para mensurar os resultados utilizaram formulários de autodeclaração, preenchidos por gestores, professores, alunos e funcionários das escolas estaduais. A amostra contemplou 8,10% da população total de estudantes e servidores, com a participação de 42.945 estudantes, 1.883 gestores, 3.902 docentes e 3.937 funcionários.

Fonte: VERSA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Fotos: SEDUC-GO

Programa Ouvir e Acolher da SEDUC reduz comportamentos de risco em 88,06% nas escolas

Programa Ouvir e Acolher da SEDUC reduz comportamentos de risco em 88,06% nas escolas

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Programa Ouvir e Acolher da SEDUC reduz comportamentos de risco em 88,06% nas escolas

Enviando Comentário Fechar :/